Fatos interessantes
- Recebe esse nome popular devido ao seu longo pescoço, semelhante ao de uma cobra, que pode atingir até 20 cm de comprimento.
- A sobrevivência desses animais se torna cada vez mais difícil devido à poluição de rios e lagos, pois eles dependem de cursos d’água limpos.
Características físicas
Tem um casco marcado por manchas em tons de marrom-escuro e possui um pescoço longo, que é dobrado sob a carapaça como mecanismo de defesa. A fêmea é maior e possui uma cauda mais longa do que o macho.
Habitat e Alimentação
Habita corpos d’água do Paraguai, Uruguai, Bolívia, Argentina e sul e sudeste do Brasil. Prefere viver em lagoas, córregos, pântanos e rios de movimento lento, principalmente com vegetação aquática. Raramente sai da água e, para respirar, apenas projeta a ponta do nariz para fora d’água.
Sua alimentação consiste em plantas e invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos, além de insetos que voam sobre a superfície da água. Para capturar suas presas, ele utiliza uma combinação de sucção a vácuo da boca e movimentos rápidos do pescoço.
Comportamento social
Embora a corte e o acasalamento não tenham sido amplamente estudados nesta espécie, sabe-se que a nidificação ocorre na primavera, ao longo das margens dos rios. O conhecimento sobre o comportamento reprodutivo, tamanho da ninhada e período de gestação ainda é inconclusivo na comunidade científica.
