Fatos interessantes
- É o carnívoro mais amplamente distribuído nas Américas, e por conta disso, possui diversos nomes populares como suçuarana, leão-baio, leão-da-montanha e puma.
- Segundo maior felino das Américas, atrás somente da onça-pintada.
- Podem saltar do chão a uma altura de 5,5 m em uma árvore em um só pulo.
- Ao contrário dos grandes felinos (leão, tigre, onça-pintada, leopardo e leopardo-das-neves), onças-pardas não conseguem rugir. Elas miam e ronronam por conta de uma diferenciação nos ossos da garganta.
Características físicas
A onça-parda é um felino de grande porte, embora seu tamanho e peso possam variar conforme a região. Sua pelagem é macia e castanha por todo o corpo, exceto na região ventral, que é mais clara. Os filhotes nascem com olhos azuis e manchas pelo corpo, que costumam desaparecer à medida que crescem.
Habitat e alimentação
Ela se distribui do Canadá ao Chile, cobrindo todo o território brasileiro. É um dos felinos mais bem adaptados, capaz de viver em diversos tipos de ambientes ao longo do continente americano. São predadores de topo de cadeia alimentar e podem consumir uma variedade muito grande de presas, desde animais de grande porte até lagartos, aves e insetos. Geralmente, eles se alimentam de presas menores do que a onça-pintada, especialmente quando ambas as espécies compartilham o mesmo território.
Comportamento social
São animais de hábito solitário e territorialistas, encontrando-se com outros indivíduos apenas na época reprodutiva. A gestação varia entre 82 e 98 dias e podem nascer entre um e seis filhotes. As mães cuidam de seus filhotes até que eles completem um ano, momento em que se tornam independentes e começam a procurar seu próprio território.