Fatos interessantes
- É a maior espécie de tartaruga terrestre da América do Sul continental.
- Ao contrário do que se pensa popularmente, os cascos são parte integrante do corpo do animal e não um “acessório” no qual ele adquire. A carapaça é formada pelos ossos das costelas modificados e por uma camada fina de pele.
- Os jabutis não têm dentes, mas possuem o focinho em formato de bico, tão forte que lhes permite consumir de uma grande variedade de alimentos.
Características físicas
O casco é marrom-escuro com manchas amarelas ou laranja-claras. A pele é preta com manchas amarelas ou laranja-claras na cabeça e na mandíbula. Algumas escamas nos membros e na cauda são amarelas brilhantes. Se diferencia do jabuti-piranga (Chelonoidis carbonarius) principalmente por conta dessa coloração mais amarelada das placas do casco e das manchas no corpo. Os machos têm um plastrão ligeiramente côncavo e maior que o das fêmeas, além de uma cauda mais espessa e longa.
Habitat e alimentação
Esse jabuti é encontrado nas florestas tropicais da América do Sul. Ocorre desde o sudeste da Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Brasil e em toda a bacia amazônica até o leste da Colômbia e Equador, nordeste do Peru e nordeste da Bolívia. Possuem hábitos terrestres, vivendo especialmente em áreas florestais densas. Sua dieta é onívora, comendo uma variedade de frutas caídas, folhas, grama e, ocasionalmente, carniça ou insetos.
Comportamento social
Os jabutis-tinga reproduzem-se o ano todo, com maior frequência entre agosto e fevereiro. Os machos identificam fêmeas observando movimentos da cabeça. Se não houver resposta, assumem que é uma fêmea. Cada postura tem de 3 a 20 ovos, geralmente enterrados ou cobertos por folhas. Os filhotes nascem independentes, mas são vulneráveis porque seus cascos ainda estão moles.