Fatos interessantes
- Mandris são os maiores e mais coloridos macacos do mundo, conhecidos também como babuínos da floresta.
- As cores do mandril estão relacionadas ao hormônio testosterona, sendo mais vibrantes em machos. Os tons avermelhados são áreas de alta vascularização e as regiões azuladas são ricas em colágeno. Essas cores são importantes tanto para mostrar hierarquia no grupo, quanto para chamar atenção das fêmeas, além de seu traseiro colorido ser útil para se seguirem mutualmente em florestas densas.
- Machos possuem caninos poderosos de até 5 cm, usados para defesa e comunicação.
Características físicas
Os mandris são facilmente identificáveis pela pele vermelha e azul em seu rosto e suas nádegas multicoloridas. Seu corpo é coberto por uma pelagem verde-oliva e seu rosto possui longos pelos dourados no pescoço e no queixo, assemelhando-se a uma barba. As fêmeas, além de possuírem as cores mais opacas, são praticamente metade do tamanho dos machos.
Habitat e alimentação
Habitam florestas tropicais no Gabão Ocidental, Camarões, Guiné Equatorial e Congo, podendo ocasionalmente ser vistos em áreas de savana ou mesmo zonas agrícolas. Os mandris machos passam a maior parte do tempo no chão, buscando sementes, nozes, frutas e pequenos animais, enquanto as fêmeas e os filhotes costumam procurar alimento nas árvores.
Comportamento Social
Vivem geralmente em pequenos grupos patriarcais, mas podem se unir a outros para formar grandes hordas, que podem ter mais de 1.200 indivíduos. Essas hordas são barulhentas e se comunicam com vocalizações e cheiros enquanto procuram comida e se deslocam. Os machos jovens precisam lutar contra outros machos para subirem na hierarquia e terem mais sucesso de procriar, pois quanto maior sua posição, mais colorido fica. As fêmeas dão à luz somente um filhote após 6 meses de gestação. O filhote fica com a mãe por até 2 anos, quando ela dá à luz outro bebê.