Fatos interessantes
- “Lêmure” significa “fantasma” em latim. Os primeiros exploradores de Madagascar confundiram os sons dos lêmures com espíritos, o que inspirou seu nome. Esse termo combina com os lêmures-negros, que parecem muitas vezes invisíveis na folhagem densa das florestas.
- Os lêmures-negros têm um olfato aguçado que os ajuda a encontrar alimentos e uns aos outros.
- Eles têm um padrão de atividade raro, chamado catemeral, que significa “todas as horas”. Isso inclui períodos de atividade durante o dia ou a noite, principalmente de manhã cedo ou no final da tarde.
- Têm o hábito de morder centopeias tóxicas, passando sua saliva com a toxina no corpo. Isso porque as toxinas não são fatais para os lêmures e acredita-se que o façam para repelir insetos, como mosquitos vetores de malária.
Características físicas
Embora o nome seja lêmure-negro, nem todos são pretos. Os machos são negros, com tufos nas orelhas, enquanto as fêmeas são castanhas, com focinho negro e tufos brancos. Ambos têm grandes olhos laranja ou castanhos, diferenciando-se dos lêmures-negros-de-olhos-azuis. Os filhotes nascem com pelos acinzentados, que mudam conforme crescem.
Habitat e alimentação
São endêmicos de Madagascar e vivem nas florestas da região de Sambirano e nas pequenas ilhas adjacentes. São adaptáveis e podem ser encontrados tanto em florestas primárias como secundárias, assim como em ambientes de plantio de café, castanha e madeira. A maioria de sua dieta consiste em frutos, mas também se alimentam de frutas, sementes, flores, néctar e invertebrados.
Comportamento social
São animais sociais que vivem em grupos de até 15 membros, liderados por uma fêmea dominante. Na estação de acasalamento, de abril a maio, os machos disputam as fêmeas através de odores, mas as fêmeas escolhem com quem acasalar. Após uma gestação de cerca de 130 dias, a fêmea pode ter 1 ou 2 filhotes, que ficam com ela até se tornarem independentes.