Fatos interessantes
- Atualmente, existem 6 subespécies de tigres. Antes, eram 9, mas 3 foram extintas no século XX devido à caça e à destruição das florestas.
- O tigre é a maior espécie de felino existente. A subespécie do tigre-de-bengala é a segunda maior, atrás apenas do tigre-siberiano.
- Seu nome deve-se à sua presença no estado indiano Bengala ocidental, próximo ao Golfo de Bengala.
- O tigre-de-bengala está entre os grandes felinos mais ameaçados, por causa da caça ilegal e perda de habitat. Em 2022, havia entre 3.728 e 4.282 tigres na natureza, a maioria na Índia.
- A cor do tigre é essencial para sua sobrevivência. Suas listras pretas e pelagem laranja o ajudam a se camuflar entre sombras e vegetação. Como muitas presas enxergam o laranja como verde, ele fica ainda mais difícil de ser visto.
Características físicas
A pelagem do tigre é laranja-amarelada, com listras de marrom-escuro a preto. A barriga e o interior das pernas são brancos, e a cauda é laranja com anéis pretos. Seus caninos, de 7,5 a 10 cm, são os maiores entre os felinos. Com garras retráteis de até 10 cm e um corpo musculoso, são predadores muito poderosos.
Habitat e alimentação
Habitam florestas quentes e úmidas, bem como nas terras pantanosas da Índia, Bangladesh, Butão, Nepal e sudoeste da China. São predadores ativos e preferem caçar animais de grande porte, como búfalos, além de presas médias como antílopes e macacos. Eles também caçam presas menores, como pavões, em menor quantidade.
Comportamento social
Os tigres vivem sozinhos, exceto mães com seus filhotes. O território de um macho adulto abrange o de várias fêmeas, permitindo o acasalamento. Eles marcam território liberando odores, arranhando troncos para espalhar o cheiro das patas e rugindo, com sons que podem ser ouvidos a mais de 3 km. Durante o acasalamento, o macho faz vocalizações para atrair fêmeas. A gestação dura até 106 dias, e nascem de 1 a 4 filhotes por ninhada. Aos 5 ou 6 meses, os filhotes já acompanham a mãe nas caçadas.