Fatos interessantes
- As cacatuas não são papagaios ou araras, mas pertencem à mesma ordem, Psittaciformes. Existem 21 espécies de cacatuas, incluindo a famosa calopsita ou cacatua-ninfa.
- A crista amarela é erguida quando a ave está excitada, seja ao detectar perigo ou durante o acasalamento.
- São animais muito barulhentas e possuem um característico grito estridente. Além disso, podem imitar sons de outros animais, incluindo pessoas.
Características físicas
É uma ave de grande porte, tem plumagem branca e uma crista amarela característica, que pode ser erguida ou mantida abaixada. As partes inferiores das asas e da cauda também são amarelas. O bico e os pés são pretos. As fêmeas têm olhos marrom-avermelhados, enquanto os machos possuem olhos marrom-escuros.
Habitat e Alimentação
A cacatua-de-crista-amarela é nativa do norte e leste da Austrália, porém foi introduzida na Nova Zelândia e Nova Guiné. Elas habitam diversos ambientes arborizados e são comuns perto de áreas urbanas. Sua dieta inclui frutas, sementes, grãos e flores, além de, ocasionalmente, insetos e suas larvas. Alimentam-se geralmente no solo, enquanto um membro do grupo fica em um ponto alto para vigiar e alertar sobre possíveis perigos. Quando não estão comendo, mordem galhos e folhas para desgastar o bico e evitar que cresça demais.
Comportamento social
As cacatuas são monogâmicas e formam tanto grupos familiares quanto bandos de centenas de aves. Elas se reproduzem uma vez por ano, e o ritual de cortejo envolve levantar a crista, balançar a cabeça em um padrão de oito e emitir sons suaves. O casal também costuma alisar as penas um do outro. O ninho é construído em ocos de árvores altas, geralmente perto de água. A ninhada de 2 a 3 ovos é incubada por ambos os pais. Os ovos eclodem após 27 a 30 dias, e os filhotes deixam o ninho aos 70 dias, mas continuam com a família por tempo indefinido.