Fatos interessantes
- Utilizam seu bico como terceiro pé, utilizando para se apoiar e se locomover.
- Possui uma grande importância ecológica como dispersores de sementes de diversas plantas, principalmente de palmeiras de grande porte.
- As araras emitem uma variedade de vocalizações que os ajudam a marcar território, reconhecer outros membros do grupo e se comunicar entre si.
- Décadas de captura de araras selvagens para o comércio ilegal de animais de estimação levam ao declínio da população.
Características físicas
São aves grandes e têm coloração inconfundível, com a parte superior do corpo azul vibrante e a inferior amarela-dourada. Sua pele é branca e o rosto quase não tem penas, exceto por fileiras de penugem preta e garganta preta. Seu bico é escuro e curvado. Assim como as outras araras e papagaios, as araras-canidé têm 4 dedos nos pés, 2 apontados para frente e 2 para trás.
Habitat e alimentação
Distribuem-se desde a América Central a todo o território brasileiro. Vivem nas copas de florestas, várzeas com palmeiras, como buritizais, e até mesmo em algumas áreas urbanas. Sua dieta é composta de sementes, frutas e castanhas. Seu bico poderoso permite que elas esmagarem sementes e quebrem castanhas de casca dura que outros animais não conseguem. Elas também podem ingerir argila das margens dos rios como suplemento mineral. Deslocam-se grandes quantidades durante o dia em busca de alimento.
Comportamento social
Essas aves são sociáveis, formam pares monogâmicos e permanecem juntas pelo resto da vida, voando próximas umas das outras dentro do grupo. Sua época de reprodução é entre dezembro e maio, na qual nidificam em buracos no tronco de grandes palmeiras ocas. Põe 2 ou 3 ovos, incubados por 24 a 26 dias. Os filhotes recebem cuidado parental assim que eclodem, pois são muito sensíveis, e os pais defendem vigorosamente o ninho contra possíveis intrusos.