Conservação das espécies ameaçadas

Nas últimas décadas temos visto um cenário de intenso desequilíbrio ambiental e muitas das populações existentes estão passando por declínios significativos, tornando-se cada vez menores e fragmentadas, culminando na perda de diversidade genética. 

Atualmente, é crescente o número de espécies que necessitam de manejo intensivo, juntamente com outras ações de conservação, para garantir sua persistência a longo prazo. Desta forma, o manejo ex situ (fora do ambiente de origem) pode desempenhar um papel fundamental na luta contra a extinção.

O Animália Reserva possui diversas parcerias com instituições do Brasil e do mundo, para apoiar programas de conservação de diferentes espécies. Através do acordo de cooperação técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), oferece apoio aos programas de conservação do lobo-guará, sauim-de-coleira, tamanduá-bandeira e onça-pintada. No âmbito internacional, participa de parcerias com instituições  em apoio aos  programas europeus de espécies ameaçadas (EEPs), que realizam a gestão populacional das espécies mantidas pelas instituições membros da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários EAZA, visando manter populações saudáveis do ponto de vista genético e demográfico. Neste grupo, estão os rinocerontes-indianos, os lêmures-de-cauda-anelada, os lêmures-negros e os cobos-do-nilo.

Entre os principais objetivos dos programas de conservação realizados pelos zoológicos e aquários, estão:

  • Alcançar o padrão de excelência nas práticas de manejo e bem-estar para a conservação das espécies;
  • Funcionar como um banco genético para garantir a diversidade das populações;
  • Manter populações backup para possível reforço ou reintrodução na natureza;
  • Estimular a reprodução das espécies de acordo com um planejamento;
  • Promover ações de educação ambiental, para sensibilizar o público sobre a situação de ameaça de extinção de diversas espécies e atraí-lo para o envolvimento com as ações de conservação;
  • Desenvolver pesquisas que contribuam para a melhor compreensão da biologia e do comportamento de cada espécie, trabalhando para a divulgação de resultados e compartilhamento de conhecimentos;
  • Gerar e compartilhar informações com as  instituições parceiras, com instituições de pesquisa e com o público em geral;
  • Realizar ações para captação de recursos financeiros que possam contribuir para pesquisa, capacitação de profissionais, ações de repatriamento, financiamento de programas de conservação in situ (no local de origem), entre outros.

O Animália Reserva possui ainda o compromisso de acolher e proporcionar uma ótima qualidade de vida a diversos animais provenientes de resgates, e que infelizmente não tiveram condições de retornarem ao ambiente natural. Em ambiente controlado e sob cuidados humanos, muitos destes animais ainda conseguem se reproduzir, e de alguma forma, cumprir seu papel em gerar descendentes que eventualmente possam participar de projetos de reintrodução na natureza.