Fatos interessantes
- Aoudads também são chamados de carneiro-da-barbária.
- Os machos possuem cornos robustos que podem chegar a 85 cm, usados para defesa, disputa de território e conquista de fêmeas. Formados por queratina (como unhas e cabelos humanos), eles crescem continuamente, ganhando um novo anel a cada ano. As fêmeas também têm cornos, mas menores, alcançando até 50 cm.
- Os aoudads são ágeis e conseguem escalar superfícies íngremes com facilidade. Eles podem saltar obstáculos de até 2 metros.
Características físicas
São carneiros de grande porte, com pelagem marrom-clara. O queixo, garganta, peito e parte das pernas dianteiras têm pelos longos e brancos, parecendo uma “barba”. Tanto machos quanto fêmeas têm cornos, mas os dos machos são mais longos e grossos. Além disso, os machos são maiores e sua “barba” é mais longa, quase tocando o chão.
Habitat e alimentação
Nativos da África, vivem nas montanhas do norte, savanas e áreas de pasto. No final do século XIX, foram introduzidas na Europa e no sul dos Estados Unidos, tornando-se espécies invasoras. São folívoras, alimentando-se de vegetação como arbustos e gramíneas. Adaptadas ao clima seco, podem viver muito tempo sem beber água, usando a água obtida dos alimentos.
Comportamento social
Eles vivem em pequenos grupos com um macho dominante e várias fêmeas. Machos competem pela liderança exibindo a “barba” e batendo os cornos, mas convivem pacificamente com machos de idades diferentes. Apesar de se reproduzirem o ano todo, o pico é de setembro a novembro. Após 160 dias de gestação, nascem um ou dois filhotes, que logo se tornam independentes e aprendem a escalar e saltar.