Fatos interessantes
- É conhecido também como barbado ou guariba.
- Os bugios são famosos por emitir sons altos, graças a estruturas corporais como a laringe expandida e um peito aberto que amplifica o som, podendo ser ouvidos a até 2 km de distância. Suas cordas vocais também são adaptadas para essa função. Eles uivam principalmente para se comunicar e defender seu território.
- Segundo a IUCN, a espécie está vulnerável à extinção, principalmente por causa da fragmentação de seu habitat causada pelo desmatamento e expansão urbana.
Características físicas
A espécie possui diferenças marcantes entre os sexos. Os machos são maiores e possuem a pelagem ruiva que originou seu nome comum e as fêmeas possuem coloração castanho-escuro, assim como os filhotes. O rosto e as orelhas são escuros e sem pelos. Sua longa cauda é prêensil e adaptada para sua vida arborícola.
Habitat e alimentação
Habita florestas densas da Mata Atlântica no sudeste do Brasil e no extremo nordeste da Argentina. Busca seu alimento e se desloca pelo dossel das árvores, raramente descendo ao solo. A dieta do bugio-ruivo consiste majoritariamente de folhas e flores, porém completam sua alimentação com frutas.
Comportamento social
Os bugios-ruivos formam diferentes tipos de grupos, mas o mais comum é um macho com várias fêmeas, chegando a até 10 membros. O macho alfa costuma ser o único a reproduzir com as fêmeas e gerar todos os filhotes. Os machos adultos saem de seu grupo natal e precisam competir com algum macho alfa para serem aceitos em um novo grupo. A reprodução pode acontecer durante o ano todo e o tempo de gestação é de 6 meses, geralndo somente um filhote. A mãe cuida do filhote até que ele se torne independente, o que acontece por volta de 1 ano.