Fatos interessantes
- É o único canídeo brasileiro que vive e caça em bandos.
- Eles usam a urina para marcar seus territórios. Seu cheiro, semelhante ao vinagre, deu à espécie seu nome popular!
- Têm uma grande variedade de vocalizações, usadas para se comunicar no grupo. Surpreendentemente, alguns cientistas sugerem que eles podem imitar o som de suas presas para atraí-las!
- É uma espécie pouco estudada pela ciência devido à baixa densidade populacional e hábitos discretos.
Características físicas
São canídeos de pequeno porte, com o corpo comprido, orelhas arredondadas e pernas curtas. Apresentam uma colocação castanho-avermelhada, mas os filhotes nascem acinzentados. Suas patas têm garras longas, que ajudam a cavar, e membranas entre os dedos, que facilitam a locomoção na água.
Habitat e alimentação
Sua distribuição vai desde o Panamá até o sul do Brasil, presente nos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. Geralmente vivem em áreas florestais perto de fontes d’água. Cachorros-vinagre são carnívoros e suas principais pressas são grandes roedores como pacas e cutias. Também se alimentam de outros pequenos mamíferos, répteis e aves terrestres. Caçam em grupos, uma estratégia vantajosa por serem pequenos.
Comportamento social
Esses animais são diurnos e à noite a matilha dorme em tocas ou ocos de árvores. O grupo de até 12 indivíduos é formado por um par reprodutor e por adultos e jovens que ajudam a cuidar dos filhotes. O casal acasala o ano todo, afastando-se do bando durante esse período. A gestação dura entre 60 e 83 dias, com ninhadas de 1 a 6 filhotes, que são desmamados após 75 dias.