Fatos interessantes
- Seus outros nomes populares são: chopim, maria-preta, azulego, godero, etc. Também conhecido como vira-bosta, devido ao seu hábito de revirar fezes de bovinos em busca de alimento.
- O chupim é conhecido por colocar seus ovos nos ninhos de outras espécies aves, para que as mesmas possam chocá-los, criá-los e alimentá-los como se fossem seus próprios filhotes, um processo conhecido como parasitismo de ninhos.
- Esse comportamento fez com o que o termo “chupim” seja sinônimo de “aproveitador” em algumas regiões do Brasil.
Características físicas
O macho adulto possui uma coloração aparentemente preta, porém quando expostos ao sol, brilham em um tom azul-violeta. A parte inferior da asa é mais clara e a ponta é avermelhada. Já a fêmea é totalmente marrom-acinzentada. Os juvenis exibem plumagem em tons de cinza e marrom, decoradas com listras.
Habitat e Alimentação
Essas aves são encontradas na América Central e em toda a América do Sul, exceto nos Andes. Vivem em áreas abertas como campos, gramados, parques e plantações, migrando em busca de locais verdes com água. Sua dieta é onívora, composta principalmente por insetos e sementes, além de frutas, flores e carrapatos. São frequentemente vistas em comedouros artificiais e plantações de arroz.
Comportamento social
Eles formam bandos temporários, descansam e se alimentam juntos. A reprodução começa entre julho e dezembro. A fêmea não constrói ninhos, ela usa ninhos de outras aves, preferindo os fechados. Ela coloca 4 a 5 ovos, um em cada ninho de hospedeiro. A incubação dura cerca de 12 dias, igual ao dos hospedeiros. Os filhotes nascem maiores, o que ajuda na disputa por alimento. Mesmo após saírem do ninho, os pais adotivos ainda os alimentam por uns 15 dias, e eles chamam atenção com sons e movimentos das asas.