Fatos interessantes
- Também é conhecido como cisne-coscoroba ou capororoca.
- Seu nome deriva da onomatopeia de sua vocalização “cos-cor-oo”, geralmente como uma ameaça a intrusos.
- Apesar de ser comparado com gansos, a capororoca é classificada como cisne por ser maior e de hábitos diferente dos seus parentes mais próximos. Atualmente estão sendo feitos estudos genéticos para entender seu parentesco com esses dois grupos de aves.
Características físicas
A capororoca é uma ave aquática de aparência intermediária entre gansos e cisnes. Ela é menor que cisnes e maior que gansos, com um rosto completamente emplumado. Seus pés estão localizados diretamente sob seu tronco, o que facilita sua locomoção na água. Ambos os sexos têm plumagem quase branca, com pontas de asas negras, bico e pés avermelhados. Os machos são maiores que as fêmeas. Os filhotes têm plumagem cinza-azulada com listras pretas para se camuflarem dos predadores.
Habitat e alimentação
É uma ave aquática nativa do sul da América do Sul, encontrada desde a Patagônia e Chile até o Paraguai e sul do Brasil. A capororoca vive em lagoas e pântanos rasos com vegetação alta, que oferecem segurança. Onívora, alimenta-se de plantas aquáticas e terrestres, insetos aquáticos e pequenos peixes. Ao caçar, mergulha metade do corpo nas águas rasas.
Comportamento Social
Vivem em grandes bandos e se reproduzem na primavera local. São monogâmicos, formam laços de pares de longo prazo. Nidificam em grandes ninhos construídos sobre a vegetação próxima da água ou em ilhotas de vegetação na água rasa. O tamanho da ninhada é de 4 a 9 ovos. Os machos protegem as fêmeas durante o período de incubação de cerca de 35 dias. Após o nascimento, o filhote recebe cuidado parental até 14 semanas ou mais.