Fatos interessantes
- Seu nome científico significa “pássaro amarelo que come lagartas”.
- Também pode ser chamado de sofrê ou sofreu, por conta do seu canto muito melodioso e a capacidade de imitar sons musicais.
- Por mais que às vezes construam seus próprios ninhos, costumam ocupar ninhos construídos por outras espécies de pássaros para procriar, como bem-te-vi, joão-de-barro, joão-de-pau, etc. Enxota seus donos originais com seus filhotes e cria sua ninhada.
Características físicas
É considerado uma das aves mais belas do Brasil. A coloração do tronco é laranja brilhante e suas asas, cabeça e dorso são pretos. Suas asas também apresentam uma mancha branca centralizada. Os pés são cinza-azulados e o bico é preto com a base também azulada. Os adultos têm olhosem um tom pálido de amarelo, em contraste com o jovem que possuem os olhos escuros, além da plumagem mais amarelada do que os maduros.
Habitat e alimentação
São aves endêmicas do Brasil e ocorre em todos os estados do Nordeste, Centro-oeste e Sudeste. Habita regiões da caatinga e cerrado, em campos arborizados e regiões abertas e secas. Sua dieta é onívora e consomem frutos, flores, sementes, seiva e pequenos invertebrados, com aranhas e insetos. Busca seus alimentos em vegetação mais baixa e seu bico fino possibilita que consiga alcançar seu alimento dentro de flores, folhas e troncos e árvores.
Comportamento social
Essa espécie vive em pares e não costuma acompanhar bandos mistos de aves. Reproduzem-se na primavera e sua ninhada contém geralmente de 2 a 3 ovos, eclodindo após 14 dias de incubação.