Fatos interessantes
- É a segunda maior espécie de ave, superada em tamanho apenas pelo avestruz.
- O emu é a única ave com músculos na panturrilha, dando estabilidade e força às suas longas pernas. Isso o ajuda a correr até 50 km/h e a percorrer longas distâncias.
- Na década de 1930, o governo australiano usou as forças armadas para controlar emus que invadiam lavouras durante a migração, em uma ação conhecida como Guerra aos Emus. Oficialmente, o governo perdeu a batalha.
Características físicas
O emu tem um longo pescoço sem penas que pode ser azulado, corpo coberto de penas marrons desgrenhadas e pernas cinzas com três dedos. Seu bico é cinza, os olhos são laranja e ele tem tufos de penas escuras na cabeça. Machos e fêmeas são parecidos, mas as fêmeas são maiores. Os filhotes têm cor creme com listras marrons.
Habitat e alimentação
Os emus vivem em savanas e bosques na Austrália. Eles se movem conforme o clima: ficam em uma área com comida e água suficientes, mas em locais com recursos escassos, percorrem grandes distâncias, entre 15 e 25 km por dia, para encontrar melhores condições. Alimentam-se de frutas, sementes, brotos, insetos, pequenos animais e excrementos.
Comportamento social
Fora da época de reprodução, os emus são geralmente solitários, mas podem formar bandos mistos para forragear e migrar, aumentando a segurança ao se revezarem na vigilância enquanto se alimentam. Formam pares reprodutivos entre dezembro e janeiro, permanecendo juntos até cinco meses e defendendo pequenos territórios. O acasalamento ocorre entre abril e junho, com fêmeas cortejando machos com passos largos e vocalizações, competindo entre si. Os machos constroem ninhos simples em áreas abertas, onde podem vigiar predadores. A fêmea põe até 15 ovos grandes, verde-azulados, que o macho incuba por cerca de 50 dias. Após o nascimento, os filhotes ficam com o pai por 5 a 7 meses, perdendo a plumagem de filhote enquanto o macho os protege.