Fatos interessantes
- Conhecido também como faisão-chinês e faisão-arco-íris, seu nome científico significa “ave pintada com a crista dourada”, o que descreve muito bem suas belas cores.
- Na cultura chinesa, são considerados um símbolo de beleza e boa sorte.
- Devido à sua aparência marcante, foram introduzidos em várias partes do mundo para fins ornamentais. Populações introduzidas podem ser encontradas em países como o Reino Unido e os Estados Unidos.
Características físicas
O macho adulto é inconfundível, com uma crista e dorso dourados. Seu corpo é principalmente vermelho vivo, com áreas azuis nas asas e verde na parte superior das costas. Um leque de penas laranja e pretas no pescoço pode ser erguido para exibição. A longa cauda tem um tom predominante de canela com pontos pretos. As pernas, pés, bico e olhos são amarelos. Já a fêmea possui uma plumagem marrom opaca e manchada, sendo mais escura, esguia e com uma cauda mais curta que a do macho.
Habitat e alimentação
Essa espécie é nativa das densas florestas montanhosas do centro-leste da China. Passa grande parte do tempo no solo em busca de alimento, empoleirando-se em árvores altas para dormir à noite. Sua dieta é composta principalmente por sementes, grãos, insetos e vegetação.
Comportamento social
Fora da época de reprodução, os faisões-dourados formam pequenos grupos para buscar alimento. Na fase de acasalamento, os machos defendem território, exibindo suas cores e vocalizando. No cortejo, o macho se aproxima da fêmea, mostra a plumagem e emite sons agudos. Se a fêmea aceita, ela se agacha com as asas relaxadas. Para pôr os ovos, ela constrói um ninho escondido no chão. A ninhada de 8 a 12 ovos leva cerca de três semanas para chocar, e a mãe cuida dos filhotes até que possam se alimentar e se mover sozinhos.