Fatos interessantes
- O nome flamingo vem das palavras latinas para “chama” e “fogo” – flamma e ignis.
- Os flamingos não nascem com a plumagem rosada. Essa cor é adquirida dos pigmentos carotenoides presentes em sua dieta. Uma coloração mais intensa pode aumentar suas chances de sucesso reprodutivo.
-
Eles são frequentemente vistos apoiados em uma perna, pois acredita-se que isso consome menos energia do que ficar sobre duas.
Características físicas
Este é o flamingo mais alto, com o corpo quase branco em um tom de rosa muito claro. As asas são avermelhadas e as penas de voo, pretas. O bico rosado tem a ponta preta, e as longas pernas também são rosas. Os filhotes nascem cinza e ficam rosados como os adultos entre 2 e 3 anos.
Habitat e alimentação
Esses flamingos podem ser encontrados em regiões quentes e aquáticas em muitos contientes. Distribuem-se na África Ocidental, em todo o Mediterrâneo até o sudoeste e sul da Ásia, e em toda a África Subsaariana e Oriente Médio. Vivem em altitudes que variam do nível do mar até 4.500 metros, principalmente em águas rasas de lagoas, lagos, estuários e praias lamacentas, com alta salinidade. São onívoros e se alimentam de invertebrados aquáticos e algas, usando o bico virado para baixo com estruturas semelhantes a pentes para filtrar o alimento na água.
Comportamento social
Flamingos são muito sociais e vivem em grandes grupos, comunicando-se por sons e sinais visuais. Eles buscam constantemente locais com bons recursos, especialmente na época de acasalamento. A reprodução começa com exibições em grupo que estimulam o comportamento reprodutivo, incluindo alongamentos e movimentos de limpeza exagerados, além de marchas e giros sincronizados. O casal constrói um ninho de lama com um centro côncavo para um único ovo. A incubação, alternada entre macho e fêmea, dura de 27 a 31 dias. Após a eclosão, os filhotes são alimentados com leite de papo pelos pais e logo são colocados em creches, supervisionadas por adultos não reprodutores.