Fatos interessantes
- Seu nome científico significa “pequena galinha com capacete”, fazendo referência ao seu escudo vermelho presente em seu rosto.
Características físicas
A coloração predominante é cinza escuro, com um tom amarronzado na parte superior e faixas brancas na lateral e na parte inferior da cauda. Sua face é adornada por uma estrutura de pele vermelha que cobre a maioria do bico amarelo e se estende até o topo da cabeça. Suas pernas e pés também amarelos são longos, o que facilita na locomoção sob a vegetação flutuante. Os jovens têm a cor das penas muito semelhante aos adultos, porém não possuem o escudo vermelha na face.
Habitat e alimentação
Essa ave é amplamente distribuída no Brasil e na maioria do continente americano. Habita pântanos, lagoas, canais e outras áreas úmidas com vegetação abundante. As populações que vivem em áreas onde as águas congelam, como o sul do Canadá e o norte dos EUA, migram para climas mais temperados.
Sua dieta é onívora, porém é majoritariamente de origem vegetal. Caça invertebrados e pequenos vertebrados caminhando pela vegetação aquática.
Comportamento social
Podem viver de forma solitária ou em bandos de até centenas de indivíduos. São territoriais no período reprodutivo e o sistema de acasalamento pode variar, incluindo casais, dois machos para uma fêmea ou o contrário. Os ninhos são feitos na vegetação dentro do brejo, em suas margens ou sobre grandes plataformas flutuantes compostas de vegetação aquática. Às vezes, põe seus ovos nos ninhos de outras aves de brejo, deixando a criação dos filhotes para os pais adotivos. A fêmea põe 9 ovos, que são esverdeados e apresentam pintas castanhas claras e escuras espalhadas por toda a superfície. O período de incubação varia de 19 a 22 dias, e os filhotes permanecem no ninho por 1 a 2 dias.