Fatos interessantes
- A galinha-d’Angola ajuda no controle biológico, equilibrando o ambiente ao se alimentar de insetos, formigas, carrapatos e outras pragas.
- Elas têm garras fortes e arranham o solo solto em busca de alimento, como as galinhas, mas raramente arrancam plantas ao fazer isso.
- Essas aves foram domesticadas por sua carne, ovos e penas e estão se tornando populares em vários países como animais exóticos de fazenda.
Características físicas
Seu corpo é redondo, com plumagem cinza-escura pontilhada de branco e cabeça pequena e sem penas, decorada com uma crista óssea amarelada ou avermelhada e pele nua em tons de vermelho, azul ou preto. As asas são curtas e arredondadas, assim como a cauda. Existem subespécies com variações principalmente na forma, tamanho e cor da crista e das barbelas faciais.
Habitat e alimentação
Nativas da África ao sul do Saara, as pintadas-de-capacete preferem ambientes quentes e áridos com arbustos, como savanas e terras agrícolas. Foram introduzidas como espécie domesticada nas Índias Ocidentais, América do Norte, Colômbia, Brasil, Austrália e Europa. São onívoras, alimentando-se de sementes, frutas, vegetais, insetos, sapos, pequenas cobras e pequenos mamíferos. Durante a estação reprodutiva, mais de 80% de sua dieta pode ser invertebrados, particularmente artrópodes, como besouros.
Comportamento social