Fatos interessantes
- Diferenciar machos e fêmeas pode ser difícil. As fêmeas são menores, mas ambos são parecidos. A diferença está nos sons: machos chiados, fêmeas cacarejam. Eles costumam ser quietos, mas fazem muito barulho quando estão agressivos ou estressados.
- Podem fazer ninhos longe da água. Eles chegam a caminhar mais de um quilômetro com os filhotes até um local adequado na beira da água para criá-los.
Características físicas
Os gansos-do-Egito têm pescoços longos, pernas longas e rosadas, um bico rosa e manchas oculares marrons circundando cada olho. Eles se diferenciam de espécies semelhantes por uma mancha marrom no peito. As asas superiores e a cabeça são marrons, enquanto o resto do corpo é marrom-claro. A parte inferior das asas é branca e verde. Os juvenis não têm manchas oculares marrons ou uma mancha no peito.
Habitat e alimentação
A espécie é amplamente distribuída por toda a África e sul da Europa, e é especialmente comum no sul da África. Habitam áreas menos arborizadas, preferindo prados, pastagens e campos agrícolas. Passam a maior parte do tempo em rios, lagos, lagoas e pântanos, podendo ser encontrados até 4000 m de altitude. Os gansos-do-Egito são principalmente herbívoros, alimentando-se de grama, grãos e folhas. Costumam forragear longe da água, em pastagens e campos. Também comem pequenos insetos, minhocas e sapos encontrados em lagoas próximas.
Comportamento social