Fatos interessantes
- O ganso-frisado é uma raça domesticada de ganso, desenvolvida a partir do ganso-bravo (Anser anser), uma espécie europeia.
- Também chamado de ganso-Sebastopol ou ganso-do-Danúbio, acredita-se que a raça tenha sido desenvolvida na Europa Central, perto do Danúbio e do Mar Negro. Porém, está registrado que esses gansos vieram da Crimeia e foram enviados ao porto de Sebastopol, chegando à Inglaterra em 1860.
- Foram inicialmente criados para utilizar suas penas encaracoladas em travesseiros e colchas.
- Embora as raças de ganso domésticos geralmente retenham alguma habilidade de voo, os gansos-frisados não conseguem voar bem devido ao encrespamento de suas penas e têm dificuldade em sair do chão.
Características físicas
É um ganso de tamanho médio com longas penas brancas e onduladas no peito e no tronco. As penas do pescoço e da cabeça são lisas. Seus pés e pico são laranjas e os olhos têm um tom de azul brilhante. Os cruzamentos podem originar gansos totalmente cinzas, amareladas ou malhadas.
Habitat e alimentação
Os gansos-frisados são principalmente domésticos e encontrados em todos os lugares onde são mantidos. São aves populares em fazendas familiares nos Estados Unidos. São resistentes a mudanças climáticas e se adaptam bem em áreas frias. Sua dieta consiste em gramíneas, sementes, grãos e insetos.
Comportamento Social
São aves monogâmicas, assim como a maioria das espécies do seu grupo. Sua época de acasalamento vai de fevereiro a abril, sendo postos de 25 a 35 ovos durante esse período. Os ovos de ganso-frisados são grandes, cerca de quatro vezes maior do que um ovo de galinha. Os filhotes eclodem após 30 dias e recebem cuidado da mãe.