Fatos interessantes
- A garça-vaqueira, também conhecida como garça-boiadeira, é uma espécie recentemente introduzida no continente americano, originária do continente africano.
- Na África, são vistas junto a grandes herbívoros, capturando insetos perturbados por seu deslocamento na savana. No Brasil, têm comportamento semelhante, seguindo rebanhos de gado e cavalos em busca de alimento, originando seu nome comum.
Características físicas
Os adultos podem ter duas aparências distintas: fora da época reprodutiva, têm plumagem branca, bico curto, olhos amarelos e pernas escuras; durante a reprodução, desenvolvem penas longas de cor laranja pálido no topo da cabeça, peito e costas, além de um bico laranja-avermelhado com ponta amarela e olhos vermelhos. Os jovens têm plumagem branca e bico preto ou preto manchado de amarelo.
Habitat e alimentação
As garças-vaqueiras, originárias da Ásia, África e Europa, expandiram rapidamente sua distribuição e colonizaram com sucesso muitas regiões do mundo no último século. Elas vivem em áreas úmidas, pastagens, pântanos e manguezais, sendo comuns em campos agrícolas. Embora sua dieta principal seja de insetos, também comem aranhas, moluscos, crustáceos, anfíbios, pequenos répteis, pássaros e roedores.
Comportamento Social
São animais altamente sociais, alimentando-se e nidificando em grupos. Durante a nidificação, são encontradas perto de corpos d’água e ocasionalmente próximas a outras aves aquáticas. Acasalam uma vez por ano, formando pares reprodutivos. O macho exibe comportamentos rituais para a fêmea, e ambos constroem o ninho e incubam os ovos juntos. Geralmente, são postos de 3 a 5 ovos, e os filhotes nascem após cerca de 23 dias. Após aproximadamente 30 dias, os filhotes tornam-se independentes.