Fatos interessantes
- É uma espécie que marreco que também é conhecida como paturi, marrecão, siriri ou marreca-viúva.
- O irerê é um dos marrecos mais conhecidos da nossa fauna, seja por sua beleza, pelo fato de se aproximar muito de áreas urbanas e pelo seu canto típico, da qual é a inspiração para o seu nome popular.
Características físicas
A plumagem é única, com uma máscara branca no rosto que contrasta com o pescoço negro e o bico de cor chumbo. O peito tem penugem castanha, e o resto do corpo exibe um padrão estriado de listras finas brancas e pretas. Durante o voo, as asas escuras na região ventral são visíveis. Os pés são cinzas e o bico é preto. Os jovens não têm a máscara branca, que só se desenvolve completamente na maturidade. Além disso, eles não têm o ventre preto e têm tons desbotados no corpo.
Habitat e alimentação
O Irerê tem uma distribuição peculiar, sendo encontrado na África, América do Sul e em ilhas como Madagascar e Comodores, possivelmente transportado por humanos entre essas regiões. Eles habitam pântanos ou corpos d’água com vegetação densa, mas também são encontrados em lagos poluídos.
Assim como outros marrecos, alimenta-se basicamente de plantas aquáticas e gramíneas nas margens de corpos d’água, mas também como invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos.
Comportamento social
Os Irerês são mais ativos durante o crepúsculo e à noite, vivendo em bandos de várias dezenas, especialmente durante as migrações sazonais no sul do Brasil. Fora da época de reprodução, forrageiam em grandes grupos, chegando a centenas de indivíduos. A temporada de reprodução inicia-se no início da estação chuvosa. Os casais formados tendem a ser monogâmicos por várias temporadas e compartilham os cuidados parentais. O ninho é construído no chão, onde a fêmea coloca de 8 a 14 ovos.