Fatos interessantes
- Os jabutis existem há mais de 230 milhões de anos, coexistindo com os dinossauros e sobrevivendo às condições que levaram à sua extinção.
- Ao contrário do que se pensa popularmente, os cascos são parte integrante do corpo do animal e não um “acessório” no qual ele adquire. A carapaça é formada pelos ossos das costelas modificados e por uma camada fina de pele.
- Os jabutis não têm dentes, mas possuem o focinho em formato de bico, tão forte que lhes permite consumir de uma grande variedade de alimentos.
Características físicas
Seu casco é preto com o centro de cada placa em tom laranja vívido. Possuem, também, algumas escamas vermelhas nos membros e na cabeça. O macho é maior do que a fêmea e apresenta o plastrão côncavo, característica importante para o encaixe na cópula.
Habitat e alimentação
Eles vivem em áreas de savana e florestas, distribuídos pelo Brasil, Guiana, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Argentina, Panamá, Antilhas e Ilha de Trinidad. Preferem ambientes úmidos e florestados, mas evitam áreas lamacentas por sua baixa capacidade de escavação. Sendo onívoros, alimentam-se de frutos, flores, folhas, cogumelos, insetos, carcaças e fezes. Como consomem principalmente frutos, são importantes dispersores de sementes de plantas tropicais, como figos e bromélias.
Comportamento social
Embora sejam animais solitários, podem ser vistos em bandos se alimentando sob árvores frutíferas. Atingem a maturidade sexual com 5 anos. Os machos competem por fêmeas, e as brigas podem resultar em um macho virando outro de costas. Após o acasalamento, as fêmeas enterram de 5 a 15 ovos em ninhos escavados na serrapilheira no chão da floresta. O tempo de incubação varia conforme a temperatura local, mas eclodem geralmente com cerca de 150 dias.