Fatos interessantes
-
É o segundo maior felino do mundo, atrás do tigre.
- O gênero Panthera inclui os “grandes felinos”, como leões, tigres, onças e leopardos, capazes de rugir. Isso ocorre devido ao osso hioide, que sustenta a laringe e a língua, ser parcialmente flexível, permitindo maior fluxo de ar pela laringe. O rugido dos leões alcança 114 decibéis, sendo mais alto do que um estádio de futebol lotado e se estende por mais de 8 km!
- Dormem até 20 horas por dia para economizar energia, já que caçar exige muito esforço.
- Há 5.000 anos, os leões viviam do norte da Grécia à Europa Oriental, passando pelo Irã, Índia e toda a África. Hoje, perderam mais de 94% de seu território e 90% de sua população devido à perda de habitat, caça para alimento, ostentação e rituais.
Características físicas
Os leões possuem corpo robusto, pelagem curta de cor areia e um tufo preto na ponta da cauda. Os machos adultos, maiores que as fêmeas, têm uma densa juba que varia do loiro ao preto. A juba, cujo tamanho e cor dependem de idade, genética e hormônios, torna o macho mais imponente para fêmeas e intimidador para rivais, além de proteger o pescoço em brigas. Filhotes têm manchas claras na pelagem, que desaparecem com a idade.
Habitat e alimentação
Vivem principalmente na África, desde o sul do Saara até o norte da África do Sul, com uma pequena população de leões indianos na Floresta de Gir, na Índia. Habitam savanas, planícies e florestas secas, onde caçam grandes animais. Alimentam-se com menos frequência que outros predadores, mas podem consumir 30 a 40 kg de carne de uma vez, cerca de 15% de seu peso. Sua língua áspera, com papilas afiadas, ajuda a raspar a carne dos ossos.
Comportamento social
São os felinos mais sociais que existem, vivendo e caçando em grupos de 5 a 30 membros, formados por leoas, seus filhotes e alguns machos adultos. As leoas caçam e cuidam dos filhotes, enquanto os machos defendem o território. Um macho pode acasalar com várias fêmeas. Reproduzem-se ao longo do ano, com pico na estação chuvosa. A gestação dura cerca de 3,5 meses, resultando em 1 a 4 filhotes, que recebem cuidados até os 2 anos.