Fatos interessantes
- Seu nome científico significa “gato fantasma”. “Gato” se refere às suas características felinas, como andar de quatro, se limpar e miar. “Fantasma” vem do fato de que os primeiros exploradores de Madagascar achavam que seus sons eram feitos por espíritos nas árvores.
- É o lêmure que possui hábitos mais terrestres, passando cerca de 40% do seu tempo no chão forrageando ou se locomovendo.
- Quando tomam sol, eles se sentam sobre as patas traseiras e abrem as dianteiras, como uma postura de ioga, para aquecer a parte inferior do corpo.
- Eles têm glândulas de cheiro nos pulsos e no peito, que usam para marcar território e em disputas entre machos na época de cópula. Eles também se comunicam com vocalizações.
- São animais incrivelmente limpos, sempre se limpando após se alimentarem. Possuem uma fileira de dentes em forma de pende que os ajuda nessa função.
- Está em perigo de extinção devido ao desaparecimento das florestas secas por causa das fazendas. A caça ilegal e a captura como animais de estimação também ameaçam sua conservação.
Características físicas
A característica que dá seu nome é a cauda longa e espessa, com 26 listras alternadas de preto e branco, sendo a primeira branca e a última preta. A cauda ajuda no equilíbrio e na identificação dos membros do grupo, mas não é preênsil. Seu rosto é branco, com manchas escuras nos olhos e focinho preto. O dorso é cinza ou marrom claro, e o ventre é branco.
Habitat e alimentação
O lêmure-de-cauda-anelada, como todos os lêmures, é exclusivo de Madagascar. Vive no sudoeste da ilha, em florestas tropicais, de galeria e bosques semiáridos. Sua dieta inclui folhas, flores, néctar, artrópodes, frutas, casca, seiva e pequenos vertebrados. Por comer tantos tipos de alimentos, ele ajuda a espalhar sementes de plantas.
Comportamento social
Os lêmures-de-cauda-anelada vivem em grupos de 3 a 20, liderados por uma fêmea. Durante a reprodução, os machos disputam as fêmeas. Tanto machos quanto fêmeas têm vários parceiros. A reprodução acontece de abril a junho, e 1 ou 2 filhotes nascem entre agosto e setembro. A fêmea cuida sozinha dos filhotes, alimentando, protegendo e ensinando-os.