Fatos interessantes
- Possui esse nome devido à sua coloração semelhante à ferrugem.
- É considerado sagrado no budismo e simboliza a fidelidade conjugal em toda a sua extensão na Ásia.
- As populações podem ser fixas, seminômades ou migratórias, dependendo da região.
Características físicas
É um pato grande com bico relativamente pequeno. Sua plumagem geral é marrom-alaranjada que desbota para branco cremoso a cabeça e na garupa. As asas são contrastantes com penas pretas e brancas. A cauda é preta, assim como o bico e as pernas. Machos e fêmeas são semelhantes, porém o rosto da fêmea é branco, enquanto do macho é laranja-pálido.
Habitat e alimentação
Sua distribuição abrange a Ásia, Oriente Médio, Europa Oriental, Etiópia, noroeste da África, e recentemente se expandiu para a Europa Ocidental e as Ilhas Canárias, na Espanha. É uma ave adaptável, vivendo em diferentes altitudes e habitats, como planícies costeiras, desertos, estepes, planaltos e montanhas. Habita rios, córregos, deltas, lagoas, lagos e pântanos de água doce, salobra e salgada. Sua alimentação é variada, com plantas aquáticas, algas e invertebrados, dependendo da profundidade da água.
Comportamento Social
Ele é geralmente monogâmico, com casais que ficam juntos por vários anos. As populações do sul começam a botar em fevereiro e as do norte, em abril. Podem usar buracos em árvores, tocas de animais, fendas em rochas ou sótãos para nidificação. A ninhada tem de 8 a 13 ovos, e algumas são parasitadas por outras. O macho fica perto do ninho durante a incubação, e ambos os pais cuidam dos filhotes. Depois da eclosão, a família se desloca para um pântano próximo, e os adultos ajudam a cuidar de várias ninhadas.