Fatos interessantes
- O peru-doméstico descende de uma subespécie de peru-selvagem encontrada no México, em regiões como Jalisco, Guerrero e Veracruz. Os antigos mesoamericanos domesticaram esses perus por sua carne, ovos ricos em proteínas e penas. Os espanhóis levaram os perus domesticados para a Europa, onde foram criadas várias raças.
- O peru é uma ave da América do Norte, mas em português tem o mesmo nome de um país vizinho ao Brasil, porque os portugueses achavam que ele vinha do Peru. Curiosamente, em inglês, “turkey” é usado tanto para a ave quanto para a Turquia, pois os ingleses acreditavam que o animal era de lá.
- São parentes das galinhas, faisões e pavões.
Características físicas
São aves robustas, com plumagem que varia conforme a raça, sendo comum as cores preta ou branca. Tanto os machos quanto as fêmeas têm cabeça e pescoço vermelhos, sem penas, com uma barbela. Nos machos, há protuberâncias de pele: uma crista no bico e carúnculas no pescoço e cabeça. Essas áreas podem mudar de cor (vermelho, azul ou branco) devido a bolsas de colágeno e vasos sanguíneos, e essas mudanças estão ligadas ao humor da ave.
Habitat e alimentação
O peru, devido à domesticação, se adaptou a diferentes climas e regiões do mundo. Hoje, ele é criado em fazendas de vários continentes, desde áreas tropicais até temperadas. Sua alimentação é onívora, comendo sementes, frutas, pequenos invertebrados e vegetação. Eles preferem buscar comida no chão, mas podem subir em árvores para isso também.
Comportamento Social
Os perus formam grupos sociais unidos e conseguem reconhecer facilmente membros do grupo. Eles estabelecem uma hierarquia com base na força e dominância. Durante a corte, os machos se exibem para as fêmeas abrindo a cauda em leque, e podem brigar entre si. As fêmeas constroem ninhos no chão e colocam de 10 a 12 ovos, com incubação de cerca de 28 dias.