Fatos interessantes
- Ao contrário dos outros sabiás, que exibem penas em variados tons de castanho, o sabiá-una se destaca por sua plumagem preta e acinzentada. Por conta disso, também é conhecido como sabiá-preto.
- É uma espécie migratória e faz uma longa viagem no inverno, deixando as regiões montanhosas em busca de um clima mais quente.
Características físicas
O sabiá-una apresenta um dimorfismo sexual bem acentuado, o que significa que machos e fêmeas têm aparências muito diferentes. Os machos são predominanetemente pretos, com as costas e barriga em tons de cinza. Os pés e o bico são amarelos, assim como a pele ao redor dos olhos. As fêmeas, por sua vez, possuem penas castanhas mais escuras no dorso e mais claras no ventre, além da garganta estriada de marrom escuro. O bico e os pés delas são amarronzados e a pele ao redor dos olhos é amarela.
Habitat e alimentação
A distribuição do sabiá-una é irregular, abrangendo o extremo norte da América do Sul, incluindo a Colômbia, Venezuela, Guiana, e também a Mata Atlântica do Brasil, Argentina e Paraguai. Habitam áreas montanhosas, geralmente na mata. É comum nas copas e bordas das florestas, além de áreas mais abertas, como clareiras e plantações de café. Alimenta-se de frutos e pequenos invertebrados em árvores e arbustos, raramente descendo ao solo.
Comportamento social