Fatos interessantes
- Atualmente, o cágado-do-nordeste não é considerado ameaçado, mas a falta de dados sobre a população e o histórico de vida da espécie dificultam as propostas de medidas de conservação eficazes.
- Nos estados do Maranhão e Piauí, o uso destes cágados para alimentação humana é difundido entre os moradores rurais de baixa renda. A espécie também é usada na medicina tradicional e, eventualmente, como animal de estimação.
Características físicas
Possui uma carapaça oval e plana, com uma quilha média, além de apresentar membranas interdigitais e dois barbelos. A coloração varia de cinza uniforme a cinza com manchas amarelas ou rosadas. Plastrão de coloração que varia de de amarela totalmente a amarelo com manchas escuras. As fêmeas são maiores que os machos, podendo atingir até 25 cm de comprimento.
Habitat e Alimentação
É uma espécie endêmica do Brasil, encontrada em todo o semiárido nordestino, principalmente na Caatinga, mas também em áreas da Mata Atlântica e do Cerrado. Registros incluem os estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Minas Gerais. Habita ambientes de água sem corrente, como pequenos lagos e lagoas, tanto permanentes quanto temporários. Sua dieta é generalista, alimentando-se de plantas e invertebrados aquáticos, anfíbios e pequenos peixes.
Comportamento social
A reprodução ocorre durante a estação chuvosa, com a postura de 4 a 9 ovos.
