Fatos interessantes
- Recebeu esse nome em homenagem ao naturalista britânico Robet Swinhoe, que descreveu a espécie pela primeira vez em 1862.
- É considerado um símbolo não-oficial de Taiwan, pois carrega as cores da bandeira nacional.
- Estudos mostram que, na década de 1950, havia cerca de 120 exemplares devido à caça e captura ilegal. Hoje, graças a projetos de conservação locais, a população é estimada em mais de 7 mil indivíduos.
Características físicas
O macho é azul-escuro com reflexos metálicos, com bordas verdes nas penas das asas, manchas marrons no ombro e crista, nuca e penas da cauda brancas. A fêmea, sem crista, é geralmente marrom-avermelhada com manchas claras em formato de flecha nas penas. Ambos possuem pernas vermelhas, bico amarelado com base escura e olhos marrom-avermelhados. O jovem é parecido com a fêmea, mas mais opaco.
Habitat e alimentação
Habitam florestas montanhosas de Taiwan. Alimenta-se geralmente nas bordas de estradas e áreas com vegetação baixa, mas prefere a floresta na época de chuvas. A dieta inclui frutas, brotos, flores, sementes, alguns invertebrados como minhocas, cupins e formigas.
Comportamento social
Eles vivem em pares ou em pequenos grupos. O macho acasala com várias fêmeas, realizando um ritual de cortejo com movimentos e exibindo suas penas. A postura acontece entre março e maio, e os ovos são depositados no chão, próximos a árvores ou sob pedras, em solo nu ou entre folhas. A ninhada contém de 3 a 8 ovos, e a incubação, feita apenas pela fêmea, dura 25 dias. Os filhotes deixam o ninho após 2 a 3 dias.
